Concerto Musical encerra curso da Banda de Música da PM em Palmas

10/11/2017 - Lara Tavares /Governo do Tocantins

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas, a cerimônia de encerramento do curso de aperfeiçoamento em música realizado pela Banda da Polícia Militar, entre os dias 06 e 09 de novembro. Na cerimônia foi apresentado um concerto que emocionou os presentes e demonstrou as habilidades instrumentais dos músicos.

Como ato inicial da cerimônia houve a apresentação do coral de trombones da banda, e, logo após foi realizada uma homenagem musical ao subtenente  Milton Caetano, que fazia parte do quadro de músicos da corporação, falecido neste ano. Em seguida, os músicos apresentaram um concerto com variedade musical, que contou ainda com a participação do maestro Sandoval Moreno de Oliveira e de militares da banda de música que já estão na reserva.

Para o subtenente Laércio Sampaio que compõe a banda, "foi uma experiência única participar do curso com o maestro que é ícone na área musical, uma vez que foram aulas muito produtivas com peças musicais de diferentes graus de dificuldades", pontuou.

Ao todo 32 músicos, sendo 28 policiais militares, dois bombeiros militares, um guarda metropolitano, um militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, realizaram o II curso técnico de regência e prática, que teve carga horária de 30 horas/aula, nas quais foram apresentadas propostas pedagógicas, reflexões conceituais e metodológicas a fim de oportunizar novas experiências na prática de ensino e aprendizagem da área instrumental.

O maestro Sandoval Moreno de Oliveira, mestre em música e professor na Universidade Federal da Paraíba, foi responsável por ministrar as aulas e recebeu o certificado do chefe do Estado Maior da PM, coronel Marcelo Falcão Soares, que também entregou uma placa em reconhecimento ao serviço prestado à corporação. Segundo o maestro Sandoval, "a profissão de músico requer aperfeiçoamento contínuo e este curso contribuiu significantemente para isso".

Em discurso, o chefe do Estado Maior da PM, coronel Falcão, destacou a importância da música e agradeceu a vinda do maestro Sandoval que tem reconhecimento nacional pelo trabalho no ensino em música. “Agradecemos a disposição do mestre em ministrar o curso para nossos policiais militares que subiram mais um degrau em sua profissionalização como músicos”.