190 - Sistema Integrado de Operações - Siop

Atendimento.jpg
- Foto: Atendimento

O SIOP - Sistema Integrado de Operações (190) tem como Diretor, o Delegado de Polícia, Ricardo Francisco Real de Castro, e como Subdiretor, o Tenente-coronel QOPM Adão Pereira dos Santos.

O SIOP – Sistema Integrado de Operações foi criado através da Lei nº 1.565 de 21 de abril de 2005, publicado no DOE nº 1907.

O serviço foi Implantado em 2004 e inaugurado em 21 de abril de 2005, o SIOP - Sistema Integrado de Operações passou a atender a comunidade de Palmas, capital do Tocantins, gerando mais agilidade e eficiência no atendimento às chamadas de emergência, por meio do telefone 190.

Instalado no Quartel do Comando Geral, o sistema utiliza tecnologia de ponta e facilita o deslocamento de viaturas com mais rapidez. A Polícia Militar, Polícia Civil, Técnica, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Segurança Pública Transporte Mobilidade que engloba á antiga (ATTM) e (GMP) trabalham em conjunto para atender a população e têm no SIOP um grande aliado no combate à criminalidade.

A principal finalidade do SIOP é Integrar, através de recursos da tecnologia de informação, as ações operacionais das Polícias Civil e Militar, mediante o acionamento e acompanhamento das atividades de combate ao crime ou de atendimento a ocorrências noticiadas, sem prejuízo das competências e atribuições das demais unidades de segurança pública do Estado.

Tem como objetivos:

I - Acionar, de imediato, os órgãos integrantes do SIOP para pronto atendimento às demandas no seu âmbito de atuação; II - Promover a análise e o cruzamento de dados e informações no âmbito da segurança pública do Estado; III – Emitir o Extrato de Atendimento Completo dos Boletins de Ocorrências Registrados em Palmas e Circunscrição; IV- Acompanhar a execução dos planos especiais de policiamento e de atendimento à sociedade; V - Coordenar a movimentação de viaturas nas atividades de combate ao crime ou de atendimento à população; VI - O arquivamento e atualização de dados sobre:

a) Ocorrências, crimes e criminosos;

b) As atividades desempenhadas;

c) Os planos e documentos que se refiram ao atendimento da população e à análise dos fatos;

VII - Manter informado o Secretário de Segurança Pública e o Comandante-Geral da Polícia Militar sobre:

a) As ocorrências noticiadas e o correspondente atendimento;

b) O andamento das ações de análise criminal;

c) Os dados e informações obtidos no âmbito do Sistema;

d) As providências para o atendimento das ocorrências noticiadas e os correspondentes resultados.

O SIOP atende Palmas e Região que compreende uma população de aproximadamente de 300.000 habitantes. Com as abrangência de circunscrição nos municípios de Palmas ( Distritos de Taquaruçú e Buritirana), Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza e São Félix do Tocantins, além dos núcleos regionais de Araguaína e Gurupi recém implantados.

Núcleos Regionais

No 2º BPM em Araguaína e no 4º BPM em Gurupí foram reestruturados os Núcleos do Sistema Integrado de Operações – SIOP. A solenidade de entrega do Núcleo em Araguaína aconteceu no dia 31 de maio e em Gurupí no dia 06 de junho de 2012. Nos dois núcleos foram empregados quase R$ 3.000.000 milhões de reais em mobiliário, equipamentos e estrutura física, através de convênio entre a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

O Sistema que está em implantação contará com as seguintes tecnologias e funções:

* Visualização do número da chamada solicitante e do endereço identificado da chamada no mapa digital;

* Identificação de chamadas duplicadas através de pesquisa por critério de proximidade geográfica;

* Gravação da conversação telefônica;

* Funcionamento na Plataforma Web nativa (linguagem de programação Java), tendo como interface Browser Internet, padrão Microsoft Internet Explorer ou Netscape;

* Funcionamento nas plataformas operacionais Windows e Linux;

* Sugestão inteligente para despacho de viaturas das Instituições e Comandos conforme Natureza de Ocorrência e Posição Geográfica, apresentando e exibindo os recursos disponíveis para o atendimento tais como viaturas, pessoal, equipamentos, habilidades, etc;

* Gerenciamento do despacho de viaturas para o atendimento e apoio;

* Análise Geo-Referenciadas de Ocorrências;

* Histórico de ocorrências anteriores, histórico de atendimento emergencial, de modo automático, de acordo com o raio de proximidade pré-configurado para cada tipo de ocorrência e período;

* Priorização das chamadas numa escala de 0 a 9, estabelecida automaticamente, previamente configurada por tipo de ocorrência;

* Estipulação de tipo de alertas a uma ocorrência, diferenciando seu atendimento;

* Procedimento padrão para cada tipo de ocorrência orientado o atendente e o despachante;

* Permite a associação de informação referente ao “status” da viatura tal como disponível ou empenhada;

Dentre outros avanços implementados pela polícia Militar, destaca-se o investimento na modernização de sua estrutura, como a instalação de um avançado programa de controle das atividades administrativas e operacionais.

Telefones:

Palmas - (63) 3218-4711 - Coordenador de Operações da Policia Militar.

(63) 3218-1050 - Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros.

Gurupi - (63) 3312-2662 - Coordenador de Operações Policia Civil.

(63) 3351-3179 - Coordenador de Operações da Policia Militar.

Araguaína - (63) 3412-8484 - Coordenador de Operações da Policia Militar.

(63) 3412-8220 - Coordenador de Operações da Policia Militar