01 - Órgãos de direção

Comando Geral

A Polícia Militar do Estado do Tocantins é comandada pelo coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto, que assumiu em 02/02/2021, através do Ato nº 151, publicado no Diário Oficial do estado nº 5779, de 02/02/2021.
 

Perfil - O coronel Júlio Manoel da Silva Neto é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins - PMTO. Nascido em 22 de novembro de 1970, é natural da cidade de Maceió-AL. Casado com a sra. Selma Alves Rozendo Silva, é pai de Lucas Gabriel Rozendo da Silva. 
 
Formado pela Academia de Polícia Militar de Goiás, foi declarado aspirante a oficial no ano de 2000, sendo lotado no 1º Batalhão de Polícia Militar em Palmas (TO). Antes de ingressar nas fileiras da Polícia Militar do Tocantins, foi oficial R/2 na arma de Infantaria do Exército Brasileiro, atuando no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada no Maceió (AL).
 
Em novembro de 2014, foi promovido ao posto de tenente-coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), além disso foi promovido ao posto de coronel QOPM em 21 de abril de 2019 pelo atual governador Mauro Carlesse.

Coronel Silva Neto realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Curso em Altos Estudos em Segurança Pública também pela Polícia Militar do Estado de Goiás em Goiânia (GO). Possui Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública (Cegesp) pela Academia de Polícia Militar de Goiás e em Polícia Judiciária Militar pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 
 
Na área operacional, possui os Cursos de Operações Especiais - COEsp (PMTO), Controle de Distúrbios Civis (PMTO), Aplicações Táticas (PMRJ), Técnicas de Transporte, Armazenagem, Uso e Operação com Tecnologias Não-Letais (EB-RJ), Varredura de Explosivos (PF-RJ), Procedimentos Operacionais Padrão Nível Multiplicador (PMGO), Gerenciamento de Crises. 

Integrou a Força Nacional de Segurança Pública, atuando em inúmeras missões dentre elas comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão Fox Uno no Estado do Rio de Janeiro (operação Rio I); comandante do 2º Pelotão da Companhia Fox III no Estado do Espírito Santo (operação reconquista II); e oficial auxiliar na Base de Comando Fox IV no Estado do Rio de Janeiro, nos jogos Panamericanos e Para-Panamericanos.
 
Possui diversas condecorações, dentre elas, pela Polícia Militar do Estado de Alagoas, com a medalha do Mérito Policial Militar; a Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás, a medalha 10 Anos pelos relevantes serviços prestados pela Polícia Militar do Tocantins e o Diploma de Amigos do Estado do Espírito Santo.

Na corporação exerceu diversas funções operacionais, administrativas e de comando, como o comando e subcomando de Unidades como o 1º BPM, 2º BPM, 4ª CIPM (atual 9ºBPM), 5ªCIPM e CIOE (atual BOPE). Atualmente exercia a função de Secretário Chefe da Casa Militar.

 

Clique e acesse os links: