Projetos sociais desenvolvidos pelo 4º BPM

PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas do 4º BPM

O PROERD, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura. Assim, acreditamos no sucesso deste programa, com certeza os jovens e crianças que a cada ano recebem seus certificados após o período dos encontros com os policiais que repassam os ensinamentos, estão preparados para dizerem não às drogas e à violência.

Acreditando nessa parceria (escola, família e polícia militar) o PROERD tem como ideal, proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um mundo melhor.

Com o objetivo de oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a prática de violência entre crianças e adolescentes, o PROERD atende as escolas na zona urbana, Fundação BRADESCO, entre outros municípios, levando à informação e prevenção as pessoas que mais necessitam dela. Neste segundo semestre o 4º BPM pretende estender o Programa também para outros municípios.

“Trabalhar junto à comunidade não é fácil, talvez fosse muito mais prático desenvolver trabalhos burocráticos e sistêmicos. Porém é só estando no seio da comunidade, convivendo com os problemas “in loco” que podemos organizar e planejar nossa ação afim de que os objetivos sejam realmente alcançados”, diz o comandante.

Em Gurupi o PROERD está sendo desenvolvido desde agosto de 2002, numa parceria entre a Diretoria Regional de Ensino, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado do Tocantins. Atualmente o PROERD está sendo desenvolvido nas cidades de Gurupi, Formoso do Araguaia, Fundação Bradesco e Aliança do Tocantins, atingindo um total de 9.692 crianças e/ou jovens assistidos pelo programa.

Municípios Atendidos:

Aliança do Tocantins

Figueirópolis

Alvorada

Formoso do Araguaia

Araguaçu

Gurupi

Cariri

Peixe

Crixás

Sucupira

Dueré

Talismã

Número de atendimentos do PROERD na região sul para crianças e adolescentes:

Ano

830 alunos

380 alunos

605 alunos

813 alunos

800 alunos

648 alunos

530 alunos

3.111 alunos

5.021 alunos

4.567 alunos

3.199 alunos

5.388 alunos

6.100 alunos

5.557 alunos

2016/1

2.663 alunos

TOTAL:

40.212 alunos

Número de atendimentos do PROERD na região sul para pais:

Ano

55 pais

117 pais

Instrutores PROERD:

• 1º Tenente QOPM Irenilton Silva da Cruz – Instrutor/Palmeirópolis
  • 1º Tenente QOA Shirley Rocha Albino – Coord. Regional/Mentora PROERD
  • 3º SGT QPPM Alinne Barreto Passos Torres – Mentora/Gurupi
  • 3º SGT QPPM Gidalte de Araújo Borges – Instrutor/Gurupi
  • 3º SGT QPPM André Américo Vieira – Instrutor/Gurupi
  • 3º SGT QPPM Cíntia Maria Antunes do Vale – Instrutora/Alvorada
  • 3º SGT QPPM Wagner Aguiar da Silva – Instrutor/Gurupi
  • 3º SGT QPPM Carlos Alberto Teles Vieira – Instrutor/Gurupi
  • 3º SGT QPPM Glaucia Rodrigues Moura – Instrutora/Araguaçu

Para realização dos eventos do PROERD, o programa conta com parceiros, mediante apresentação de Projetos, tais como: Cepema – Central de Penas e Medidas Alternativas de Gurupi, a Secretaria Municipal de Ação Social de Gurupi, Prefeituras e Secretarias Municipais das cidades atendidas pelo Proerd, IFTO – Instituto Federal do Tocantins, além de alguns empresários.