Estado Maior da PMTO

01 - Chefe do Estado Maior

Compete ao Chefe do Estado-Maior assessorar o Comandante-Geral nos assuntos pertinentes à Corporação, bem como coordenar os trabalhos do Estado-Maior. Ainda acumula as funções de Subcomandante da Polícia Militar, substituindo o Comandante-Geral nos seus impedimentos, fiscalizando as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar.

A função de Chefe do Estado Maior da PMTO é exercida pelo Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

Natural de Goiânia/GO, filho de Antônio Barbosa Filho (Coronel da Reserva da PMGO) e Célia Mendonça Barbosa. Ingressou na Policia Militar do Tocantins no ano de 1998 como Cadete, onde em seguida fez o Curso de Formação de Oficias na Academia de Policia Militar de Minas Gerais, concluindo-o no ano de 2001 quando foi declarado Aspirante
a Oficial. Dentre as principais funções exercidas no âmbito da PMTO, destacam-se: Comandante da 1ª Companhia do 1º BPM e Chefe da Seção de Trânsito do 1º BPM nos anos de 2001 a 2003. Comandante da Companhia de Alunos e Coordenador do Curso de Habilitação de Cabos na Academia de Policia Militar Tiradentes no ano de 2004. Chefe de Equipe de Segurança do Governador e Ajudante de Ordens do Governador do Tocantins entre os anos de 2004 a 2009. Chefe da Segunda Seção do Estado Maior da Policia Militar do Tocantins no ano de 2010. Sub Comandante do 4º BPM nos anos de 2011 e 2012. Sub Comandante do Comando de Policiamento da Capital nos anos de
2013 e 2014. Novamente Ajudante de Ordens do Governador entre os anos de 2015 até março de 2018.

É Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública pela Policia Militar da
Paraíba; Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública, Cidadania e Direito pela FAC Unicamps, Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão Tecnológica Educacional pela Policia Militar da Paraíba; Curso de Segurança Física e Dignitários pela TEES Brazil na cidade de Curitiba-PR; Curso de Tiro Policial Método Giraldi, Curso de Identificação Veicular ministrado pela Polícia Rodoviária Federal.

Na Policia Militar do Tocantins desenvolveu as seguintes atividades: Instrutor de Legislação de Transito para alunos do Curso de Formação de Oficias, Curso de Habilitação de Oficias, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Cursos de Habilitação de Sargento e Cabo e Legislação Especifica para o Curso de Formação de Soldado.

Integrou as Comitivas Oficias do Governo do Estado Tocantins nas seguintes Missões Oficiais: Santiago-Chile em 2005, Lisboa-Portugal em 2008, Londres-Inglaterra em 2009, Madrid-Espanha em 2009, Paris-França em 2015 Bom-Alemanha em 2017 e Amsterdã-Holanda em 2017.

Possui a Medalha por tempo de serviço na PMTO (10 anos); Medalha Tiradentes conferida pelo Governador do Estado do Amazonas através da Policia Militar do Amazonas; Medalha Guardião conferida pelo Gabinete Militar da Governadoria do Estado de Goiás.

Publicou o livro Estatuto PM/BM Comentado em co-Autoria com 1º Ten Sérgio Nunes dos Santos.