Estado Maior da PMTO

01 - Chefe do Estado Maior

Compete ao Chefe do Estado-Maior assessorar o Comandante-Geral nos assuntos pertinentes à Corporação, bem como coordenar os trabalhos do Estado-Maior. Ainda acumula as funções de Subcomandante da Polícia Militar, substituindo o Comandante-Geral nos seus impedimentos, fiscalizando as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar.

A função de Chefe do Estado Maior da PMTO é exercida pelo Coronel QOPM Wesley Borges Costa.

Casado com a subtenente enfermeira Naianny Alves Rocha, pai de Djalma Augusto e Valentin, Coronel Wesley nasceu em 28 de janeiro de 1982.

Formado pela academia de Polícia Militar Tiradentes sendo declarado aspirante a oficial em 21 de abril de 2006 sendo lotado no 1º batalhão de Polícia Militar. Promovido a 1º Tenente sendo lotado no 3º Batalhão de polícia Militar em Pedro Afonso. Promovido a tenente-coronel em novembro de 2014 e a Coronel em abril de 2019.

Formação Acadêmica

Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Tiradentes; Pós-graduado em Gestão Pública e Qualidade, pós-graduado Docência do Ensino Superior e pós-graduado MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS); pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia MIlitar do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Unidades em que trabalhou

1º Baralhao de Polícia Militar em Palmas exercendo a função de p/3 e comandante da Casa de Prisão Provisória;

3º Batalhão de Polícia Militar em Pedro Afonso

Assessoria Técnica de informática e Telecomunicações no QCG

1ª Companhia em Arraias comandando o pelotão de Taguatinga

Assessoria de Gestão Pública e Qualidade do comando Geral

Ajudante de Ordens do Comandante-geral

Diretor do Colégio da Polícia Militar

Assessor Militar junto a Assembleia Legislativa

Diretor de Saúde e Promoção Social da PMTO

Comandante do Policiamento da Capital

Curso Planejamento Estratégico

Avaliador do Prêmio Nacional de Micro e pequenas empresas

Curso Técnicas e Tecnologias não Letais de At. Policial

Curso de Segurança de autoridades.

Curso de Gerenciamento de Crises.

Curso de uso progressivo da força.

Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária.