Símbolos

Brasão da PMTO

 O Brasão das Armas da Polícia Militar do Estado do Tocantins é constituído de um escudo elíptico dividido em seis partes. A primeira é a parte superior, com três pontas em forma de um castelo, de cor verde.

 A segunda parte é um retângulo na cor branca, com inscrição em azul blau do nome do Estado, “TOCANTINS”.

 A terceira parte, tem a representação do rio Tocantins, de águas e céu azul, lindas praias e riquezas, vislumbrando o nascer do sol, nossas matas e buritizais, tudo representando a luta da divisão do Estado e a força de todos os policiais militares que tanto lutaram para a implantação da Polícia Militar no Tocantins.

 Na quarta parte, em posição vertical, o Brasão está dividido pelas cores da bandeira do Estado: amarelo ouro, azul blau e branco.

 No centro, o escudo de todas as PMs do País, de circunferência dupla, tendo no seu interior 26 (vinte e seis) estrelas que representam as unidades federativas do País. No centro deste escudo, de cor vermelha, temos uma estrela de 08 (oito) pontas de cor amarelo ouro, representando a Capital Federal.

 Logo abaixo, sustentando o escudo, duas garruchas cruzadas, simbolizando a luta das polícias militares contra o mal. Sob o escudo, um listel de cor branca com a inscrição “1º Jan 1989”, data da criação da PMTO; e “POLÍCIA MILITAR”, escrito na cor azul blau. Como suporte ao escudo uma coroa de louros estilizada em sinople (verde), representando a vitória da criação da Polícia Militar. E como suporte ao brasão, um círculo na cor laranja.

 O Brasão das Armas da Polícia Militar do Estado do Tocantins é de uso obrigatório na manga, do lado esquerdo, em todos os fardamentos e uniformes da Corporação.

 O Brasão é de autoria do entãoTen Cel PM RG 00.023/1 Wesley Divino de Castro. com desenho do Ten Cel Wesley e do Cb PM RG 00803/3 Samuel Monteiro Lima, sendo aprovado pelo Estado Maior da PM através da Portaria nº 004/2002.


Arquivo(s)