02 - Órgãos de apoio

DGP - Diretoria de Gestão Profissional

A Diretoria de Pessoal (DP) da Polícia Militar do Tocantins foi criada em 15 de dezembro de 2003, como órgão de apoio, responsável pela execução da política de recursos humanos da Polícia Militar. Este departamento é encarregado de tarefas e atividades específicas, que cuidam dos militares da ativa, militares inativos, pensionistas e funcionários civis.No ano de 2012 deixa de ser Diretoria de Pessoal (DP) para Diretoria de Gestão Profissional (DGP), conforme a Lei Complementar nº 79 de 2 de abril de 2012, que dispõem sobre organização básica da policia Militar.

Cabe à Diretoria de Gestão Profissional a execução, a coordenação, a fiscalização, o acompanhamento e o controle das matérias relacionadas aos profissionais em trabalho na Corporação; o assessoramento de Comissões; a  identificação  e  a  expedição  da  identidade  funcional  dos Policiais Militares.Compete a Diretoria de Pessoal  as atividades relacionadas a administração de pessoal (militares da ativa, inativos, pensionistas e servidores civis) da Polícia Militar do Tocantins.
 
A Diretora de Pessoal é a Tenente Coronel QOPM Alaídes Pereira Machado. 
 
Endereço:  QCG - QUARTEL DO COMANDO GERAL (Av. LO 5, Quadra AE – 304 Sul, Lote 02 – Palmas, Cep 77021-022)
 
Telefone de contato: 3218-2709 / 2726

 

Estrutura orgânica  
A Diretoria de Gestão Profissional tem como Diretor o Cel QOPM Edilson Pereira Silva. Sua estrutura orgânica está dividida em seis seções:
 - Seção de administração e movimentação de pessoal - onde são desenvolvidos os trabalhos de controle, fiscalização e movimentação do pessoal militar e civil da Corporação;
 - Seção de inativos e pensionistas - cuida das atividades referentes à concessão de benefícios e direitos concedidos aos policiais militares inativos e pensionistas do estado do Tocantins.
 - Seção de identificação - cuida dos trabalhos de organizar, coordenar e fiscalizar as atividades referentes à identificação de policiais militares do estado do Tocantins.
 - Seção da folha de pagamento - onde são desenvolvidos os trabalhos de elaboração da folha de pagamento dos militares e civis, executando cálculos movimentação de função gratificada, admissões, exonerações dentre outros.
 - Seção de assentamentos e fichas – compete-lhe cuidar de todas as documentações dos militares, manter as fichas atualizadas e distribuídas por unidades; o levantamento do tempo de serviço dos militares para as promoções. 
 - Seção de pessoal civil - cuida de toda a documentação, cadastro, controle pessoal, enfim, de toda a administração dos servidores civis.