Bases comunitárias de Segurança

Base de Luzimangues (Sede da 5ª Cia)

Comandante/Coordenador: Cap QOPM André Guilherme da Cunha

Fone: 9981-7679 (Telepatrulha)
 Endereço: 305 S. AL 02 QI 06 LT 44

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

Presidente: Padre Leonardo Francisco Pereira dos Santos Bonze

Vice-presidente: pastor João Batista Pereira da Silva

Secretário Geral: Luzinete Lucena Marciel Pires

1º Secretário: Jânio Bezerra de Sousa

As coordenações estaduais de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar se reuniram na tarde do dia 9 de dezembro de 2009, com moradores de Luzimangues, para a criação do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social. A diretoria do Conseg foi eleita por aclamação.

Cerca de 40 pessoas compareceram, entre elas, o padre Leonardo Francisco Pereira dos Santos Bonze; o pastor da Assembléia -- João Batista Pereira da Silva; o vereador de Porto Nacional -- João Justino da Silva e demais comerciantes, chacareiros, professores e outros

A reunião aconteceu na escola estadual Beira Rio. O coordenador de Polícia Comunitária da PM – tenente Gleidison, iniciou às atividades desejando boas vindas aos participantes e falando da importância da participação de todos na segurança pública, e o quanto a iniciativa de cada um em participar das reuniões irá contribuir na solução dos problemas da comunidade.

Em seguida a coordenadora de polícia comunitária da Secretaria de Segurança Pública – doutora Fátima fez uma explanação sobre a filosofia de Polícia Comunitária, depois passou a palavra ao palestrante Gilvan Noleto, que prosseguiu com uma apresentação sobre a atuação do Conselho Comunitário na resolução dos problemas da comunidade.

HISTÓRICO DA BASE DE LUZIMANGUES

A BASE COMUNITÁRIA de Luzimangues foi criada em 8 de maio de 2003, pela empresa INVESTICO e comunidade local.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA – Diariamente são realizadas visitas às famílias vítimas de crimes, assim como nas demais residências, a fim de detectar os problemas vividos naquela comunidade.

PERFIL - Esta Base é responsável pelo patrulhamento realizado nas regiões da Vila de Luzimangues - município de Porto Nacional-TO, além dos assentamentos Vilagem Morena; Moia; PA-Capiuara; Capiuara I; Canto Grande e Cabiceira Redonda, município de Porto Nacional; Irmã Adelaide, município de Miracema-TO e Boa Esperança, município de Barrolândia.

Ao todo são atendidos cerca de 1500 moradores. Na sede da Base também é disponibilizado o sistema de internet para alunos carentes que necessitam realizar suas atividades escolares.

EFETIVO

Sgt Manoel de Carlos de Sousa Soares – Cnt da Base

Sgt Josifram Silva Noleto

Sgt Pereira de Sousa

Sgt Manoel de Sousa Cavalcante

Sgt Itacy Manoel Soares

Sd Raimundo Nonato F. Barbosa

Sd Josiel Parente Correia

Sd Clemilton Nascimento Vieira

Sd João Batista Cruz

PERFIL DA COMUNIDADE - A Base é de livre acesso a qualquer cidadão que necessite de ajuda ou queira fazer alguma reclamação referente a problemas enfrentados pela comunidade. O coordenador da Base (policial militar) está sempre à disposição dos moradores para ouvi-los e, ao ser informado de algum problema procura imediatamente levar ao conhecimento do conselho de segurança, para serem buscadas as soluções cabíveis. Na região não possui ONG’s, dispõe de associação de moradores, que tem como presidente Deusdilhe Rodrigues.

LIDERANÇA LOCAL - Vereador João Justino da Silva, eleito pela comunidade local com 1.100 votos.

PROJETO - São realizados os projetos Comunidade Digital e Amigos da Escola, todos na Escola Estadual Beira Rio na Vila Luzimangues.

OUTROS ASSUNTOS - Com relação ao efetivo, os militares atuantes no serviço de policiamento ostensivo e comunitário procuram sempre estar em sintonia com a comunidade local, sanando os problemas, os quais ocorrem diuturnamente naquela região, sendo que já trabalham juntos na região há muito tempo, conhecem todas as localidades e as pessoas que ali residem.