5º BPM - Porto Nacional

Estrutura do 5º BPM

As instalações físicas onde atualmente funciona a sede do 5º Batalhão foram cedidas pela prefeitura municipal de Porto Nacional. Trata-se de um prédio onde funcionaria um colégio municipal. O referido imóvel já não atende mais a demanda da crescente estrutura funcional da unidade.

Diante desta realidade o Comando do 5º Batalhão vem dando continuidade a regularização do terreno urbano que foi cedido pelo patrimônio da união onde sediará a construção definitiva da unidade operacional. Esta conquista se deu em razão do esforço de vários comandantes que exerceram a função frente ao batalhão.

Encontra-se em fase de aprovação a destinação orçamentária referente à construção das novas instalações. Além disso, o Comando conta ainda na sede, com uma estrutura física localizada no centro da cidade a qual abriga os serviços de saúde, alojamentos, refeitório e a sede do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e a Violência (PROERD).

Nas sedes dos destacamentos ao longo dos anos, os Comandantes têm buscado soluções para conseguir melhorias das condições de execução do trabalho operacional. Através de parcerias com as prefeituras que sediam os destacamentos da área circunscricional da unidade, bem como através de recursos do Comando Geral da Corporação, foram realizadas reformas e ampliações em algumas das sedes, bem como a regularização das doações definitivas de terrenos e prédios para instalações das definitivas sedes.