5º BPM - Porto Nacional

Programa sociais do 5º BPM

PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

O PROERD, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura. Assim, acreditamos no sucesso deste programa, com certeza os jovens e crianças que a cada ano recebem seus certificados após o período dos encontros com os policiais que repassam os ensinamentos, estão preparados para dizerem não às drogas e à violência.

Acreditando nessa parceria (escola, família e polícia militar) o PROERD tem como ideal, proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um mundo melhor.

A equipe do PROERD atende crianças da Educação Infantil, 5º ano, 7º ano e os pais cujo objetivo é manter as crianças e adolescentes longe das drogas e da violência, através de cursos ministrados por policiais militares fardados e treinados para atuar na área. Em 10 horas/aulas são trabalhados temas como: Auto Estima, Lidando com as pressões e tensões sem usar drogas, modelo de tomadas de decisões entre outros.

O PROERD está implantado em Porto Nacional-TO desde o ano de 2002 e neste período até os dias atuais já foram formados mais de 19.870 (dezenove mil e oitocentos e setenta) alunos em toda rede de ensino. Este Programa realiza também palestras sobre diversos temas como Sexualidade, DST, Drogas, Violência entre outras, bem como, realizamos o “Dia D do PROERD na escola, levando a comunidade local ciclo de palestras e diversas oficinas que ofereçam a comunidade benefícios referente a saúde e ao bem estar em geral. Realizamos também as olimpíadas do PROERD, com diversas modalidades esportivas proporcionando as crianças um momento de descontração e lazer, bem como, mostrar as eles que podemos ter uma vida melhor sem drogas. Nestes dois últimos anos conseguimos levar o programa as cidades de Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Silvanópolis, Ipueiras, Santa Rosa e Ponte Alta do Tocantins, trazendo um resultado positivo nas ações desenvolvidas.

Atualmente o 5º batalhão conta com uma equipe de policiais, tendo como coordenador o CAP QOPM Emerson Rodrigues Moura, e como instrutores o SUB TEN QPPM Marizan e os 3º Sargentos Glennea, Lilissany e Rosiane.

A equipe tem se empenhado com o objetivo de prevenir o uso de drogas, orientando nossas crianças e adolescentes, desenvolvendo suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.

Atividades Desenvolvidas pela Base Comunitária

- Patrulhamentos móveis e fixos nas áreas: Comercial, residencial;

- Parceria junto às instituições de ensino, focando os trabalhos na Escola Estadual Carmenia Matos, desenvolvendo atividades de monitoramento e reforço escolar, bem como, palestras em diversos temas.

- Outro destaque dentro desse trabalho de Polícia Comunitária foi a criação dos Conselhos de Segurança em parceria com a sociedade em geral, implantados e consolidados nos anos de 2008 e 2009. Trabalho este desenvolvido pelo atual comandante, adepto e compromissado com essa filosofia.

- Eventos culturais com apresentação de artes, danças e músicas no sentido de aproximar mais e mais a comunidade dos órgãos policiais;

- Cursos periódicos fornecidos à comunidade tais como: informática, ensinar fabricar bonecas de EVA, vários tipos de bordados, fabricar pão caseiro, etc.

- Palestras com vários segmentos organizados da cidade, tais como presidente de Associação de Moradores, presidente de bairros, líderes religiosos, palestras em escolas públicas municipais e estaduais, onde foram abordados vários temas que afetam e contribuem com a disseminação da violência, objetivando com este trabalho, a mobilização e a sensibilização das próprias comunidades, quanto às questões de combate a marginalidade.

- Esses projetos são desenvolvidos através de recursos totalmente patrocinados pela própria comunidade, e administrados pela própria Célula Comunitária que busca os patrocínios junto às pessoas físicas e ao comércio da região.

A Base tem como responsabilidade direta, o policiamento na região sul / sudeste de Porto Nacional.