6º BPM - Taquaralto / Região Sul de Palmas

Bases comunitárias - 6º BPM

Quanto à estrutura organizacional das bases comunitárias, ressalta-se que futuramente estas possuirão maior independência administrativa. Uma vez que se encontra em fase de estudo o repasse do efetivo policial a ser empregado diretamente por cada Base Comunitária, desta maneira: o policial será escalado de forma descentralizada pela própria base em que será lotado. Salienta-se ainda que além das viaturas específicas para o policiamento ostensivo ordinário as Bases Comunitárias dispõem de uma viatura exclusiva para o atendimento comunitário.

São projetos já desenvolvidos pelas bases Comunitárias:

Jardim Aureny III a escolinha de esportes que atende aproximadamente 200 (duzentas) crianças que recebem gratuitamente aulas de futsal e atletismo nos períodos matutino e vespertino;

A Base de Taquaruçu realiza a Caravana de Prevenção do Câncer do Colo de Útero em parceria com a Liga Feminina de Prevenção ao Câncer, na qual cerca de 50 mulheres são atendidas. A cada dois meses a Base de Taquaruçu realiza a Caravana “Saúde Sexual Reprodutiva – Planejamento Familiar” para expor os métodos contraceptivos para a população daquele Distrito.

A Base Comunitária de Taquari participa da distribuição de alimentos do Programa Mesa Brasil a cerca de 150 famílias, são realizadas palestras direcionadas aos alunos do Colégio Estadual de Taquari, ressaltando a importância da participação da comunidade como parceira da Policia, em prol da melhoria da qualidade de vida da população local.

Jardim Aureny IV realiza monitoramento e o acompanhamento mais intenso junto à comunidade, onde através de visitas regulares às famílias carentes do bairro, são esclarecidas as principais dúvidas quanto aos serviços públicos ligados diretamente as necessidades mais urgentes destas famílias.

A Base Comunitária do setor Santa Bárbara realiza eventos em comemoração as datas festivas (Dias das Mães, Páscoa, Dias dos Pais, e etc), objetivando uma maior aproximação do Conselho de Segurança - CONSEG junto à comunidade local.

Parceria muito saudável por parte do Comando foi firmada com a diretoria de esportes da ACS (associação de Cabos e Soldados) para a criação da Escolinha de iniciação esportiva Tiradentes.

É também iniciativa do 6º BPM o atendimento ‘’pós ocorrência’’, onde os comandantes das Bases Comunitárias, após o levantamento das ocorrências registradas em sua área de atribuição, visitam as pessoas envolvidas naquelas ocorrências. Tais visitas têm por finalidade, primeiramente, saber se o conflito que deu origem a ocorrência foi sanado, bem como melhorar a qualidade do serviço prestado pela Policia Militar através de um ‘’feeddback’’ com o cidadão a respeito da atuação dos policiais frente às ocorrências por estes atendidas.

Na área do Batalhão estão as praias do Jardim Taquari e a dos Buritis, que por fim de semana movimenta cerca de mil e quinhentas pessoas.

Base Comunitária do setor Morada do Sol II: inaugurada no mês de abril de 2017, ainda com vários projetos a serem implantados, a princípio atende a comunidade com aulas de jiu jitsu alcançando cerca de 60 crianças daquela região, incentivando a prática do esporte, combatendo assim a criminalidade.