6ª CIPM - Miracema

Ações comunitárias da 6ª CIPM

Atualmente esta Unidade Policial Militar (UPM) está desenvolvendo um intensivo trabalho preventivo junto à Sociedade local. Policiais da 6ª CIPM ministram palestras e cursos para crianças e adolescentes.

Proerd

A equipe do Proerd da 6ª CIPM desenvolve um trabalho preventivo junto a comunidade local. O atendimento é feito ao maior número de crianças e adolescentes de escolas da rede estadual e municipal da cidade Miracema e também de outros municípios da área da 6ª Companhia.

A equipe do Proerd realiza palestras em escolas das cidades que fazem parte desta UPM, assentamentos da circunscrição e órgãos públicos, abordando os seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Sistema Nacional de Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, Semana da pátria (Independência do Brasil), Educação para o trânsito, Drogas e seus malefícios, Sexo e gravidez na adolescência e Doenças sexualmente transmissíveis.

Na área social, a 6ª CIPM vem desenvolvendo ações que permitem maior interatividade com a comunidade, com vistas à prevenção da criminalidade e consequente aumento da segurança. As principais atividades realizadas são:

PROERD- O programa atende crianças e adolescentes da rede estadual e municipal de três municípios pertencentes a 6ª CIPM, sendo eles: Miracema do Tocantins (incluindo uma escola na zona rural), Tocantínia e Lajeado, sendo, também, realizadas, periodicamente, visitas de acompanhamento.

No ano de 2016 foram ministradas aulas para 352 (trezentos e cinquenta e dois) alunos dos quintos anos de 06 (seis) unidades escolares, totalizando 13 (treze) turmas atendidas. Somado a isso, foi desenvolvido, ainda, o Proerd Pais, tendo um total de 35 (trinta e cinco) participantes, divididos em duas turmas.

Base Comunitária Setor Novo Horizonte –  É desenvolvido no setor e região próxima policiamento comunitário junto à população local, onde se realizam orientações, apoios, patrulhamento preventivo, visitas a escolas e residências, sendo obtidas informações relevantes à manutenção da segurança e prevenção de crimes, como também, ocorre intervenção policial na detenção de possíveis perturbadores da ordem social.

Patrulhamento Escolar – Além do trabalho que realiza a Base Comunitária Setor Novo Horizonte, em Miracema, o 2º Pelotão Operacional PM, sediado em Miranorte, desenvolve profícuo programa de patrulhamento nas unidades de ensino local, onde é mantido contato com a direção e corpo docente para melhor desempenho das ações preventivas voltadas para o público específico escolar. No ano de 2016 foram atendidos 2.847 alunos das 07 (sete) escolas públicas locais (estaduais e municipais).

Palestras e Blitzes educativas desenvolvem-se nas escolas, bem como, noutros órgãos públicos, palestras atinentes a temas como: família, escola, infância, juventude, cidadania, e outros, voltados à educação e conscientização social.

Ocorre, ainda, trabalho conjunto com a Ciretran de Miracema, onde são realizadas blitzes educativas e apoio policial no trânsito, como também, palestras diversas afetas a conscientização para um trânsito mais seguro.