1ª CIPM - Arraias

Projetos sociais desenvolvidos pela 1ª CIPM

Um dos ideais da Polícia Militar do Tocantins é atuar preventivamente no combate ao crime e aproximar a sociedade de suas ações. Exemplo disto é a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Arraias, que vem realizando junto à comunidade um trabalho de integração e envolvimento, colocando em prática a filosofia de Polícia Comunitária, que prevê uma parceria entre a população e a polícia.

No comando da Companhia, o TC Edson Murussi Leite, busca com a realização de projetos, identificar, priorizar e resolver problemas, tais como crime, drogas, desordens físicas e morais, dentre outros, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

O carro chefe destas ações é a Banda de Música, que há alguns anos desenvolve projetos sociais nas escolas, na área musical, proporcionando a esses jovens, oportunidades dificilmente alcançada de outras formas. Os projetos são:

FANFARRAS- Implantado em 1993, o projeto atende atualmente 230 alunos de 7 escolas, com idade entre 10 e 16 anos. As aulas são ministradas duas vezes por semana pelos músicos da PM. Os instrumentos foram doados pela Secretaria de Educação do Estado.

FLAUTA DOCE – Desde 2004, uma turma de 20 alunos, com idade entre 7 a 12 anos, matriculados em duas escolas estaduais e uma particular, recebem aulas teóricas e práticas de como tocar flauta. As flautas são fornecidas pelas escolas.

PROJETO CORAL – Atua desde 2004. Um grupo de 60 alunos são formados na sede dos Pioneiros Mirins e outro com 30 na Escola estadual Brigadeiro Felipe. Os encontros acontecem duas vezes por semana, e o coral já faz apresentações em eventos na cidade de Arraias.

PROJETO FILARMÔNICA MUNICIPAL - Este projeto foi criado 2003, em parceria com a prefeitura de Arraias. Os alunos são selecionados nas escolas são aqueles que demonstram aptidão para tocar instrumentos como trombone, trompete, saxofone, clarinete e percussão. Ao todo são 30 instrumentos, que foram doados pela Fundação Nacional de Arte. Os ensaios acontecem duas vezes por semana no clube social Arraiano. Atualmente a Banda Filarmônica é composta por 26 integrantes, e novas vagas estão abertas.

Os professores dos quatro projetos da Banda de Música da Polícia Militar de Arraias são: o contra-mestre da Banda José Edilson do Nascimento, Subtenente Marcos César de Almeida Pimentel, Sargento José Pedro da Silva, Sargento Eduardo Bispo dos Santos, Cabo Sérgio dos Santos Aguiar e Soldado Jaelson Lins dos Santos.

Clique nos links a seguir e acesse outros projetos: