Projetos sociais desenvolvidos pela 1ª CIPM

I Concurso Regional de Cartazes

A 1ª Companhia realizou o “I Concurso Regional de Cartazes”, com a finalidade de incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas. O concurso em âmbito regional foi com o intuito de envolver a comunidade estudantil e selecionar os ganhadores para participarem do Concurso Nacional de Cartazes, que tem o mesmo tema e regulamento.

O edital do Concurso foi publicado no dia 23 de março, nos mesmos moldes do edital do concurso nacional, as inscrições foram feitas até o dia 10 de abril. Participaram da seleção, estudantes do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas daquele município, devidamente cadastradas no Censo Escolar/INEP/2007. Participaram 14 escolas, com 423 cartazes inscritos. A avaliação dos cartazes foi feita por uma comissão formada de três professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O resultado do concurso foi divulgado em cerimônia realizada para cerca de 200 pessoas, no último dia 17 de abril, no Clube Social Arraiano. Foi escolhido um cartaz por série/ano de cada escola. Os trabalhos finalistas foram enviados à Secretaria Nacional Anti Drogas (SENAD) em Brasília, para concorrerem o concurso em âmbito nacional.

Os 1º, 2º e 3º colocados receberam premiação em dinheiro no valor de R$ 300, 200 e 100, reais. Já os ganhadores do 4º ao 10º lugar receberam o prêmio no valor de R$ 50 reais.

O major Edvan, que é um dos idealizadores do evento, diz que o objetivo principal do concurso de cartazes é incentivar a discussão a respeito de um dos problemas mais graves que a sociedade brasileira e até mundial, enfrentam atualmente, que é o grande mal causado pelas drogas. “Tivemos a intenção de levar a discussão sobre o problema para os lares de nossas crianças, no intuito de que pais e filhos pensem um pouco mais sobre esse terrível mal”, ressalta.

O resultado do Concurso Nacional de Cartazes estará disponível a partir do dia 12 de junho de 2009 no portal do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas – OBID, no endereço: www.obid.senad.gov.br, ou no sítio da Senad: www.senad.gov.br.