3º BPM - Pedro Afonso

Projetos e ações desenvolvidos na área do 3º BPM

O 3° BPM procura desenvolver projetos sociais com intuito de aproximar sociedade e Instituição, estreitando laços de respeito, parceria e confiança.

PROERD – PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA é uma ação desenvolvida pela Polícia Militar voltada para a prevenção contra o uso indevido de drogas entre crianças e adolescente e à violência em geral.

É desenvolvido na área do 3º BPM desde 2005, em dez anos já foram formados quase 6 mil alunos. Atualmente o programa é desenvolvido apenas no município de Lizarda-TO. Porém, os instrutores do Proerd realizam palestras durante todo o ano nos municípios pertencentes à área da UPM.

O Programa é executado nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino com as turmas de educação infantil, 5º e 7º anos, além dos pais. O instrutor do Proerd, um policial militar fardado, preparado para desenvolver o lúdico, ministra aulas uma vez por semana, durante um semestre letivo, orientando as crianças com foco na prevenção contra as drogas e a educação para a paz.

CURSINHO COMUNITÁRIO, no período de janeiro a maio de 2016 foi realizado na sede do 3º BPM, em Pedro Afonso, o Cursinho Comunitário preparatório para concursos públicos. Aproximadamente 50 alunos das cidades de Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus, Itacajá e Recursolândia concluíram o cursinho.

Durante os quatro meses de curso foram ministradas as disciplinas de língua portuguesa, redação, noções informática, noções de direito, conhecimentos  regionais, atualidades, e raciocínio lógico por militares voluntários do 3º BPM, com formação na área. As aulas teóricas foram aplicadas de segunda a sexta-feira no período noturno, além do treinamento físico com dicas para o Teste de Aptidão Física (TAF) em horários diversos.

O cursinho foi gratuito e os alunos tiveram à disposição apostila para fazerem cópias do conteúdo programático. Objetivou incentivar e preparar os jovens de Pedro Afonso e região para concorrerem às vagas do concurso da Polícia Militar e demais certames.

O projeto serviu para aproximar Polícia Militar e comunidade fortalecendo assim o vinculo com o cidadão.