3º BPM - Pedro Afonso

Área circunscricional

Na criação da Unidade, o Batalhão respondia pelas cidades de Bom Jesus do Tocantins-TO, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Itacajá, Itapiratins, Barra do Ouro, Goiatins, Campos Lindos, Rio Sono, Lizarda, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e São Félix do Tocantins, além de Pedro Afonso, sede, totalizando 17 municípios.

Posteriormente, a Unidade perdeu a circunscrição das cidades de Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e São Félix do Tocantins, ganhando a circunscrição das cidades de Tupirama e Tupiratins. Por último, e atendendo a nova rearticulação estratégica da PM/TO, foram desmembrados da área da Unidade as cidades de Goiatins, Barra do Ouro e Campos Lindos, as quais passaram a pertencer ao 2º Batalhão, com sede na cidade de Araguaína.

Portanto, o 3º Batalhão atende hoje as seguintes cidades: Bom Jesus do Tocantins-TO, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Itacajá, Itapiratins, Rio Sono, Lizarda, Tupirama, Tupiratins a sede Pedro Afonso e o povoado de Alto Lindo pertencente ao município de Goiatins, por sua localização ser próxima à cidade de Itacajá-TO.