3ª CIPM - Colinas do Tocantins

Operações de combate ao crime - 3ª CIPM

A unidade da 3ª CIPM tem trabalhado arduamente no combate ao crime, destacando-se os crimes de maior incidência: furto em residência, violência doméstica, acidentes de trânsito, tráfico de drogas, dentre outros.

Apesar de acontecimentos de ocorrências de homicídios na área da 3ª CIPM, o policiamento da unidade tem trabalho incansavelmente nos fatores que podem gera-los, tais como destaca a teoria do triângulo do crime: ambiente-autor-vítima, buscando minimizá-los, com o fim de proporcionar uma sensação de segurança cada vez mais satisfatória a comunidade.

A unidade tem desenvolvido diversas ações de combate à criminalidade, como a operação presença, operação olho vivo, operação colinas, que busca atuar no trânsito, realizando abordagens em veículos suspeitos, abordagens a transeuntes, visando assim  localizar armas, drogas ou outros objetos ilícitos que possam ser utilizados como instrumentos de crimes. Com isso, realiza-se um trabalho preventivo, agindo nas causas de muitas infrações penais.

Outra ação que tem sido desenvolvida é o trabalho de inteligência, que apesar dos números de policiais atuantes nessa área serem reduzidos, em decorrência da falta de efetivo, tem mostrado um trabalho essencial no levantamento de informações que acarreta na frustação de ações delituosas planejadas por indivíduo ou grupos de indivíduos.