4º BPM - Gurupi

Projetos sociais desenvolvidos pelo 4º BPM

Dentre os projetos sociais desenvolvidos pelo 4º BPM temos:

Baile de Debutantes

Tendo por base o histórico e a finalidade dos Bailes de Debutantes, é que se implantou anualmente na cidade de Gurupi – Tocantins o referido baile, através do Projeto denominado “Baile de Debutantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, o qual visa resgatar as nossas origens históricas, sentimentos morais, propiciando as adolescentes que participarão do evento a possibilidade de concretizarem um sonho de infância, além de proporcionar o resgate de valores sociais, o envolvimento e a maior participação das famílias junto à comunidade escolar, o desenvolvimento da cidadania e da autoestima das jovens participantes.

Dentre os critérios para escolha das alunas que participarão do baile destacamos que as alunas, obrigatoriamente, devem ter rendimento escolar satisfatório e comportamento exemplar no seu dia-a-dia além de estarem devidamente matriculadas em Colégios e Escolas das Redes Educacionais do Estado ou Município da região sul do estado do Estado do Tocantins. Colaborando, dessa forma para a formação de uma sociedade igualitária, humana e unida, resgatando a dignidade das atendidas e de seus familiares. Demonstrando que apesar das injustiças sociais existentes em nosso país tem-se a possibilidade de sonhar e buscar dias melhores, com o finto de alcançarem-se ideais pautados na legalidade e honestidade, deixando de trilhar os caminhos das drogas, corrupção e criminalidade. Sendo o coroamento dos esforços desprendidos pelas adolescentes, as quais no decorrer do ano disciplinaram a pautar as suas condutas pelos princípios morais e éticos e principalmente mantendo-se longe do mundo das drogas e da violência, considerada a pior mazela existente nos dias atuais.

O evento não se resume ao atendimento as adolescentes beneficiadas pelo projeto estendendo-se as suas respectivas famílias, as quais passam por um processo de reformulação quanto aos quesitos ética, moral, família e combate a criminalidade em geral, enfatizando a necessidade de ter uma postura comportamental exemplar, para que sirva de exemplos para os seus filhos.

Bailes Realizados:

- I Baile de Debutantes PROERD – Novembro/2011 – 29 debutantes

- II Baile de Debutantes PROERD – Novembro/2012 – 32 debutantes

- III Baile de Debutantes PROERD – Novembro/2013 – 32 debutantes

- IV Baile de Debutantes PROERD – Novembro/2014 – 30 debutantes

Total de alunas contempladas: 121 alunas

Seminário Gurupiense do PROERD

Foi implantado com o objetivo de nivelar o conhecimento dos instrutores do PROERD em relação aos currículos aplicados na área do 4º BPM, região sul do Estado do Tocantins. Sensibilizar o professor para que se torne parceiro estratégico do programa. Conscientizar os pais e/ou responsáveis legais quanto a importância de sua participação no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que estão sob sua responsabilidade, fortalecendo o vínculo afetivo entre familiares; Auxiliar profissionais envolvidos na temática das drogas, pais e/ou responsáveis mediante o esclarecimento quanto aos efeitos negativos das drogas e da importância do fortalecimento da estrutura familiar.

Seminários realizados:

- I Seminário Gurupiense do PROERD – Novembro/2014 – 80 participantes

- II Seminário Gurupiense do PROERD – Julho/2016 – 117 participantes

Total de participantes: 197 pessoas

 

ESCOLINHA DE FUTEBOL DO 4º BPM

 

A Polícia Militar do Tocantins, através do 4º BPM, incentiva crianças e adolescentes a prática de esportes com a “Escolinha de Futebol do 4ºBPM”. Orientando-as a terem uma vida saudável. Cada participante deve estar regularmente matriculado na rede de ensino, sendo realizado acompanhamento escolar e para que permaneça no projeto é necessário que frequentem assiduamente as aulas.

São as crianças e adolescentes em situação de risco social a quem a Escolinha de Futebol do 4º BPM pretende alcançar articulando esforços em torno de objetivos que contemplam a prevenção, a formação e apoio social, oportunizando a construção de novos projetos de vida.

O projeto trabalha com cerca de 100 (cem) crianças e adolescentes com idade de 07 a 15 anos que são incentivados a cultivarem a cidadania de forma plena, buscando seus direitos e cumprindo suas obrigações, além de serem estimulados a prática de esporte.

Categorias: Sub 7, Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15, sendo cada uma delas com cerca de 20 alunos.

Além dessas ações, o 4º Batalhão também conta com trabalhos desenvolvidos pelo Proerd, Banda de Música e Polícia Comunitária.

 

Acesse o link abaixo: