Projetos sociais desenvolvidos pelo 4º BPM

Polícia Comunitária

POLÍCIA COMUNITÁRIA

O 4º BPM é compreendido por 17 (dezessete) municípios da região sul do Estado do Tocantins, sendo que já foram implementadas várias ações, cujo intuito foi doutrinar e aplicar a filosofia de polícia comunitária. Atualmente na cidade de Gurupi o serviço de polícia comunitária é realizado, através de palestras em escolas, visitas solidárias, ampliação do atendimento via PROERD, realização de projetos sociais, os quais visam a redução da criminalidade e promoção social, além de outras formas de interação social.

O comando do 4º BPM busca formar parcerias com a comunidade local, moradores, comerciantes, judiciário, legislativo e executivo, de forma que haja uma cooperação nas ações, onde todos os envolvidos estejam em conexão e saibam da responsabilidade de cada ente na busca pelas soluções dos problemas de segurança pública.

Dentre essas ações estão a realização de cursos de formação de “Promotores e agentes de Polícia Comunitária” para a comunidade local.

Além disso, o 4º BPM possui vários projetos em execução, no que se refere a atividades de polícia comunitária, dentre os quais são citados os seguintes:

Escolinha de futebol do 4º BPM – Busca oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes do Estado do Tocantins, através da prática de futebol no âmbito do 4º Batalhão da Policia Militar de forma orientada e com acompanhamento técnico, visando fortalecer os laços sociais entre a comunidade e a Polícia Militar.

Projeto Concerto Didático – Surgiu a partir de uma parceria com a Diretoria Regional de Gestão e Formação de Gurupi, onde a Banda de Música do 4° BPM realiza apresentações, trazendo noções de civismo, cidadania e promovendo a cultura de paz para alunos da rede pública da cidade de Gurupi, sendo ministradas palestras sobre civismo, cidadania e importância do culto aos símbolos nacionais, bem como, palestras com temáticas específicas. No decorrer do processo a Polícia foca nas necessidades que as escolas apresentam, através de temas relacionados à Polícia comunitária e PROERD. Atualmente são atendidas 7 (sete) Escolas e um total de 2.030 alunos.

Encontro de Bandas e Fanfarras de Gurupi – É realizado por intermédio da Banda de Música do 4º BPM, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, Secretaria Estadual de Educação e outros parceiros. O referido projeto visa promover o encontro de Bandas e Fanfarras da Região Sul do Estado. O evento é realizado no pátio do Batalhão e além da Banda de Música da Unidade, conta com a participação de várias Bandas e diversas fanfarras da região, com o objetivo de buscar a integração social.

Seminário Gurupiense do Proerd – “SEGUP” - busca proporcionar aos profissionais envolvidos na temática das drogas e à sociedade participante, através da aplicação do curso PROERD PAIS, um novo olhar para a questão, agregando conhecimento para agirem de forma mais eficiente diante das inúmeras situações que envolvem a temática.

A busca pela efetividade na segurança pública depende da união de esforços entre os mais diversos órgãos componentes do sistema, bem como, de uma parceria destes órgãos com a sociedade em geral, fatores que têm sido realizados pelo 4º BPM.