4ª CIPM - Lagoa da Confusão

Histórico

A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar sediada no Município de Lagoa da Confusão, sudoeste do Tocantins, foi criada pelo Decreto 5.494 em 25 de agosto de 2016, DOE nº 4.692, oriunda da 3ª Companhia do 8º BPM, sendo composta por sete municípios: Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Fátima e Santa Rita.

Localizada na Região do Vale do Araguaia, faz divisa com os Estados de Mato Grosso e do Pará. A região possui uma representatividade econômica na produção nacional de grãos, assim como na pecuária bovina. A área da companhia abarca também um considerável potencial turístico uma vez que a Ilha do Bananal encontra-se no Município de Lagoa da Confusão.

Em seu desdobramento existe a composição de 4 pelotões:  o Pelotão de Comandos e Serviços e o 1º Pelotão Operacional encontram-se na sede Lagoa da Confusão; o 2º Pelotão sedia-se em Cristalândia e o 3º Pelotão em Fátima. Existem ainda 4 destacamentos nas demais cidades da Companhia.

A 4ª Companhia leva o nome de 3º Sargento Natan Vieira Rodrigues, ao aguerrido militar que teve sua vida ceifada em combate contra assaltantes de banco em Lagoa da Confusão. Combateu o bom combate e deixou um legado de excelentes serviços prestados à comunidade.