5ª CIPM - Tocantinópolis

Estrutura da 5ª CIPM

A 5ª CIPM é uma das seis Companhias Independentes da Polícia Militar do Tocantins. Ela foi criada em 14 de dezembro de 1992 e instalada na cidade de Paraíso do Tocantins em 16 de dezembro do mesmo ano. Após a criação do 8º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Paraíso do Tocantins, a 5ª CIPM foi remanejada para a cidade de Tocantinópolis, onde funcionava até então a 3ª Companhia Destacada, pertencente ao 2º Batalhão.

Localizada na região Norte do Estado, sua cobertura abrange os municípios de Tocantinópolis, Ananás, Aguiarnópolis, Riachinho, Angico, Luzinópolis, Cachoeirinha, Nazaré, Palmeiras e Santa Terezinha. Nestes 10 municípios, além da sede da UPM, estão instalados 3 Pelotões e sete Destacamentos policiais, para melhor atender à comunidade.

Dois Estados brasileiros, Pará e Maranhão, fazem divisa com a área de circunscrição da 5ª CIPM. A cidade de Aguiarnópolis/TO faz divisa com a cidade do Estreito/MA; com o Maranhão também faz divisa a cidade de Tocantinópolis/TO, em Porto Franco/MA; já na divisa com o Estado do Pará, temos o Município de Ananás (Povoado Santa Isabel), que fica a 45 KM da cidade sede do município.

O prédio da 5ª CIPM conta atualmente com 13 salas, que foram recentemente reformadas com patrocínio das Prefeituras Municipais e empresários da região, onde funcionam o Comando, o Subcomando, as Seções de Pessoal, de Inteligência, de Ensino e Pesquisa, de Trânsito, a Assessoria de Comunicação, a Tesouraria, o Almoxarifado, a Reserva de Armamentos, a Sala do Copom, do Auxiliar de Dia e os alojamentos masculino e feminino, além da cantina/refeitório. A mão de obra foi conjunta, dos próprios militares e de servidores dos municípios parceiros; já a mobília foi fornecida pelo Governo do Estado e pelo FAM.