7º BPM - Guaraí

O 7º Batalhão na História

O Quartel do 7º BPM, localizado na cidade de Guaraí – TO foi criado em 9 de agosto de 2004, através do Decreto nº 2.013 de 09/03/2004, publicado no Diário Oficial nº 1.638, de 11/03/2004. O 7º Batalhão é originado do Pelotão Destacado do 3º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, hoje 2º BPM da Polícia Militar do Estado do Tocantins (Batalhão Araguaia), localizado na Cidade de Araguaína – TO, que tornou-se 3ª CIA Destacada em 1982, e passou a Companhia Independente em 1986.Acompanhado o progresso da cidade de Guaraí e com o objetivo de manter a ordem pública, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, localizada às margens da Rodovia BR-153, foi criada por intermédio do Parágrafo Único do Artigo 3º da Lei nº 10.330, de 7 de setembro de 1987, combinado com o Artigo 1º do Decreto nº 2.928, de 28 de outubro de 1988, no então Estado de Goiás.

A 3ª CIA, inicialmente, funcionava em situações precárias, pois não existia sede própria. Em 1982 sob o comando do 2º Tenente QOPM Tavares, a 3ª CIA Destacada do 3º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Goiás, reuniu-se com o Sr. Carlos da Silveira Bueno, conhecido por “Carlitão”, então Prefeito Municipal, com o Vice-Prefeito municipal, o Sr. Pedro Paulo Silva e Vereadores deste município, onde naquela data foi entregue uma exposição de motivos na qual constava a necessidade da construção de um prédio para que fosse instalada a 3ª Companhia Destacada.

Logo após a reunião com as autoridades supracitadas foi enviada uma cópia do documento para o Comandante do 3º BPM, então Estado de Goiás, que era comandado pelo Tenente Coronel Renato e para o Comandante do Policiamento do Interior do Estado de Goiás - CPI. A construção da Sede da Unidade iniciou-se em julho de 1983.

A 3ª CIA Destacada controlava as operações em 31 (trinta) municípios: Guaraí, Couto Magalhães, Colméia, Araguacema, Miranorte, Miracema, Tocantínia, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lizarda, Rio Sono, Pedro Afonso, Bom Jesus, Itacajá, Goiatins, Presidente Kennedy, Itaporã, Bernardo Sayão, Pequizeiro, Goianorte, Colinas, Arapoema, Pau D’arco, Borrolândia, Abreulândia, Divinópolis, Caseara, Dois Irmãos, Tupiratins e Marianópolis. Hoje essa vasta área é dividida entre as unidades do 3º BPM, 8º BPM e 3ª CIPM. 

*CIA - Companhia

*CIPM - Companhia Independente da Polícia Militar