9º BPM - Araguatins

Ações do 9º Batalhão

Desde o dia 14/01/2015, quando o atual comandante, MAJ QOPM Valdeonne Dias da Silva assumiu a Unidade, diversas ações vêm sendo executadas e planejadas, dentre elas pode-se destacar em seu comando:

1. Instrução Técnica de Procedimentos Operacionais, Manuseio e Tiro Prático com a Submetralhadora SMT Taurus cal.40. Com a finalidade de padronizar os procedimentos de manejo, tiro, condução e manutenção de 1º escalão da Submetralhadora Taurus  .40  aos Policiais Militares do 9º BPM.

2. Curso de Operações de Combate ao Narcotráfico e Armas (OCNA) – Visando qualificar os PMs do Batalhão para atuação nas rodovias estaduais, principalmente nas divisas do Estado do Tocantins (Maranhão e Pará), visando sempre ao combate ao tráfico de drogas e de armas.

3. Realização do 1º Curso de Força Tática da Polícia Militar do Estado do Tocantins por meio do 9º BPM, na época, 4ª CIPM - Objetivando capacitar Policiais Militares da UPM, demais unidades da PMTO e coirmãs, por meio de conhecimentos em diversas áreas de interesse policial, adquiridos no transcorrer do curso de Força Tática, tornando-os aptos a enfrentar situações de alta complexidade que possam surgir no exercício diário da atividade policial.

4. Curso de Técnicas de Identificação Veicular - Capacitar os policiais militares a detectar, durante as atividades de polícia ostensiva, fraudes em veículos automotores relacionadas a pratica de furto, roubo e/ou clonagem, a partir da análise sistemática e de sinais indicadores de irregularidades obtidos pelas gravações e simbologias características padrões dos referidos objetos por meio de técnicas de identificação veicular.

5. Instrução de Cerco e Bloqueio em Caso de Assalto às Instituições Financeiras na Modalidade “Novo Cangaço” – O curso ministrado por policiais militares da Companhia de Operações Especiais da PMTO, contribuiu no intuito de capacitar os PMs a detectar e dar uma resposta rápida e eficaz em caso de assaltos às instituições financeiras na modalidade “Novo Cangaço”, visando evitar combate direto e ainda prover um Plano de Cerco e Bloqueio proficiente frente a essa nova modalidade de crime.

AÇÕES PLANEJADAS:

Frente às ações, a atual gestão realizou as seguintes construções e ampliações:

1. Construção do muro em todo o perímetro do 9º BPM, salas do COPOM (Corpo da Guarda) e CPU com estrutura e fachada em designer moderno;

2. Construção de diversas obras em toda a área ao fundo do quartel (antes ocupadas por horticultores e desocupadas na atual gestão), entre elas:

  • Pista de atletismo (semiolímpica de cooper, concluída);
  • Campo Society (com grama em crescimento);
  • Construção da Caixa de Areia (quadra de esportes, obra concluída);
  • Alojamento destinado a Força Tática (em andamento);
  • Construção da praça esportiva (em andamento).

3.Parede de contenção em frente a reserva de armas da Unidade (concreto armado com 20 cm de espessura);

4.Reforma do banheiro feminino da sede do Batalhão;

5.Ampliação, construção e reformas nos destacamentos e pelotões pertencentes à sede da 2ª Companhia em Augustinópolis e 3ª Companhia em Bela Vista (incluindo além da construção de muros, também pinturas).

6. Ampliação no sinal de internet da sede da Unidade de 1 para 5 megabytes (Mb);

7. Criação da galeria de foto com moldura dourada dos vinte e três ex-comandantes do Batalhão;

8. Ampliação e melhorias das atividades na seção P/5 (Ascom), entre elas:

PROJETOS:

1. Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo – Criado em 2015, o projeto tem como objetivo geral, fomentar o relacionamento, a cidadania, o civismo e o fortalecimento das relações de respeito na comunidade escolar, por meio de 3 eixos: 1º eixo - O policial nas escolas, 2º eixo – o aluno no quartel e 3º eixo – palestras sobre diversos temas. Mais de 5 mil alunos já foram beneficiados pelo projeto.

2. PM na escola: Futuro nas mãos – Tem como objetivo, contribuir com a formação cidadã dos alunos de ensino médio do Colégio Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis, por meio da prática esportiva de Handebol. O projeto já alcançou quase 100 alunos.

3. Cursinho Educacional Popular do 9º BPM – 3ª CIA em Bela Vista – O cursinho formado exclusivamente de policiais militares lotados na 3ª CIA, já atendeu mais de 200 discentes. Três alunos foram aprovados em vestibular.

4. Polícia no ar – Realizado às manhãs de sexta-feira na rádio Sucesso FM de Araguatins. Em cada programa é debatido um tema, conforme escolha feita pelo comandante da Unidade.