Policiais da Patrulha Escolar do Tocantins participam de capacitação no Paraná

11/02/2018 - Mariele França / Governo do Tocantins

Uma comitiva composta por oito policiais militares, sendo um oficial e sete praças, lotados nas Patrulhas Escolares do 1º e 6º Batalhão da Polícia Militar, sediados em Palmas, realizou uma visita de benchmarking e capacitação no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em Curitiba-PR. As atividades com duração total de cinco dias terminaram na sexta-feira, 09.

A visita é resultado de um projeto elaborado pela PM através do 1º BPM, com o objetivo de capacitar e formar multiplicadores em Patrulha Escolar. Através dessas ações a Polícia Militar busca aprimorar o efetivo, como também expandir o número de profissionais atuando nesse tipo de policiamento.

Durante o período em que a comitiva esteve na capital do Paraná, teve a oportunidade de participar da Instrução de Nivelamento Técnico-Profissional 2018, além de realizar visitas técnicas ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba e ao Colégio Estadual do Paraná. Nesses dois locais, os policiais militares do Tocantins puderam interagir e trocaram experiências com os colegas do BPEC , referência no Paraná e no Brasil.

Segundo uma das policiais militares que compôs a comitiva, a 2º sargento Maria Santana Lima de Oliveira, foi uma experiência muito importante para seu crescimento profissional. “Os conhecimentos que nós adquirimos contribuirá para o aprimoramento das atividades já desenvolvidas pela Patrulha Escolar em nosso Estado”, afirmou a sargento.

Sobre a Patrulha Escolar no Tocantins

O policiamento comunitário escolar tem se apresentado como uma importante ferramenta de trabalho da Polícia Militar no Estado do Tocantins, e vem demonstrando bons resultados. De acordo com dados da Assessoria de Estatística e Análise Criminal (ASEACRIM), teve uma redução de 45% no número de atendimentos de ocorrências em ambiente escolar em 2017 em relação ao ano de 2015, ano em que a Patrulha escolar ainda não havia sido implantada.

Ao longo dos meses houve uma grande ampliação no número de ações proativas de segurança da Patrulha Escolar, como: palestras, visitas proativas, visitas solidárias e acompanhamento escolar. Há também a atuação das patrulhas na formação de diretores e orientadores escolares, a partir do Curso de Segurança Comunitária Escolar, oferecido pela PM em parceria com as DRE - Diretorias Regionais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação. A Patrulha Escolar realiza suas atividades junto às redes de ensino estadual, municipal e particular.