Em comemoração ao Dia da Mulher, policial militar é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa

14/03/2019 - Lara Tavares/Governo do Tocantins

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins realizou na manhã, desta quarta-feira, 13, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março. Na ocasião, a tenente-coronel da Polícia Militar (PMTO), Alaides Pereira Machado, foi uma das homenageadas que recebeu o certificado de Mulher-Cidadã.

Durante a sessão foram destacados temas voltados  ao combate à violência e ampliação da assistência às mulheres, sendo ressaltados a importância do enfrentamento da violência contra a mulher e  sobre o empoderamento feminino.

O certificado de Mulher-Cidadã faz parte de um projeto de valorização da mulher que é conferido, anualmente pela Assembleia Legislativa, em diversos estados. A tenente-coronel Alaídes foi indicada pelo deputado federal Cleiton Cardoso devido ao trabalho prestado como policial militar e como coordenadora do Programa Educacional de Combate ás Drogas (Proerd) no estado.

A PM atua há 15 anos no enfrentamento da violência e no combate ao uso de drogas, por meio do programa que disponibiliza policiais militares para atuarem em sala de aula no ensino público e privado da educação infantil e fundamental. Mais de 500 mil atendimentos foram feitos, dentre alunos e pais, em todo o estado desde 2002, sendo um trabalho de caráter preventivo social.

Ao todo, foram homenageadas 19 personalidades tocantinenses que se destacaram em ações a favor da mulher: Ana Paula Bichuette (coordenadora do Hospital do Amor, em Palmas); Ana Patrícia Maciel (funcionária pública), Nilmar Ruiz (ex-prefeita de Palmas); Miyuki Hyashida (prefeita de Brejinho de Nazaré); Delfina Marques Ferreira (vendedora); Nádia Gomes (1ª dama de Wanderlândia); Dora Faria (Sec. da Saúde de Sítio Novo); Gildelina de Sousa Frederico (Cartorária); Vânia do Aureny (suplente de vereadora), Salvina Mocó (empresária); Doralice Abreu (professora); Raimunda A. de Sousa (vereadora de Colinas); Maria Elita Sousa (fundadora do Colégio Alberto Einstein); Izabel Dias Neves (escritora); Márcia Mirele S. Valente (promotora de Justiça); Ana Paula R. F. Catini (procuradora de Justiça), Julieta Rocha S. Araújo (gari) e Maria G. S. de Sousa (presidente da Fetaet).  (Penaforte Diaz).