Notícias

Comandante Geral da PMTO participa de encontro da SENASP e CNCG em Brasília

15/03/2019 -  Major Benedita Soares

O Comandante Geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, se reuniu, nos dias 13 e 14, com os demais Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil. O encontro, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da SENASP, debateu assuntos ligados à Segurança Pública no Brasil.

O evento, que foi aberto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também contou com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Cals Theophilo.

Uma das pautas do encontro foi a Reforma da Previdência e o Regime dos Militares Estaduais. Na ocasião, os Comandantes Gerais destacaram suas preocupações com seus subordinados e afirmaram vigilância constante à proposta do Governo Federal e a busca pelas garantias e direitos da categoria.

No debate, os comandantes também mencionaram que militares não têm regime de aposentadoria, mas um Sistema de Proteção Social e ainda destacaram as especificidades da classe.

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Simonetti Marinho, falou sobre o Projeto de Lei que trata sobre os militares. A previsão é que o Projeto sobre os militares seja enviado ao Congresso no próximo dia 20. Em seu discurso, o secretário expôs alguns pontos sobre regras de transição, alíquotas, pensionistas, dentre outros.

As preocupações com esse tema foram levadas ao Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, com a participação ativa dos senadores Major Olímpio e Lucas Barreto.

O coronel Telles, presidente do CNCG, expôs as preocupações da categoria e solicitou apoio nas pautas dos militares.

O presidente do CNCG, coronel CBMBA Telles, expôs as preocupações da categoria e solicitou apoio nas pautas dos militares. Desta forma, Alcolumbre se comprometeu publicamente com a votação das demandas apresentadas pelos Comandantes.