Notícias

1º Seminário de Patrulhamento Tático do Tocantins discute procedimentos e condutas operacionais

15/04/2019 - Lara Tavares/Governo do Tocantins

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, o 1º Seminário de Patrulhamento Tático do Tocantins promovido pela Polícia Militar, no auditório do Quartel do Comando Geral em Palmas. Mais de 330 profissionais da segurança pública, dentre policiais militares, agentes de trânsito e agentes do sistema penitenciário, do Tocantins e de outros estados, bem como do sistema Judiciário fizeram inscrições para participarem do evento.

O seminário busca discutir sobre a padronização das condutas policiais e alinhamento com as boas práticas, por meio de estudo de casos e observação dinâmica de um melhor serviço prestado à sociedade, buscando assim, à contínua melhoria institucional no que se refere à busca da excelência operacional.

O comandante geral da PM, coronel Jaizon Barbosa Veras, ressaltou a importância de eventos como o seminário “para o alinhamento de condutas e discussão de práticas cotidianas dos militares, o que demonstra o interesse da instituição no aprimoramento técnico contínuo para que a tropa atue dentro dos parâmetros legais”.

O ciclo de palestras iniciou com o promotor de Justiça de Goiás, Danni Sales, com o tema atuação policial e as implicações jurídicas. O promotor falou sobre os dados alarmantes de crimes no Brasil e sobre a conduta dos policiais militares perante confrontos. Segundo ele, “a ação policial é dada de forma progressiva e todo policial utiliza a forma menos letal para neutralizar o meliante, contudo, há situações que a forma mais letal é necessária”. Neste sentido, o palestrante discorreu sobre a efetividade da atuação dos militares conforme os procedimentos e condutas da instituição (Procedimento Operacional Padrão - POP), a fim de não violar bens jurídicos e resguardar a integridade dos militares e dos cidadãos.

Após a palestra, houve um tempo destinado às participações do público. No período da tarde, o capitão da PM de São Paulo, Marcos Correa de Moraes Verardino, realizará uma palestra sobre as tecnologias e práticas no combate ao crime organizado e facções, e posteriormente, o tenente-coronel da PM de Goiás, Benito Franco, tratará da importância da doutrina de ROTAM como um dos pilares do patrulhamento tático.

A programação do evento se estende também para esta terça-feira, 16.

Serviço

O quê: 1º Seminário de Patrulhamento Tático do Tocantins

Data: 15 e 16 de abril

Onde: Auditório do Quartel da PM em Palmas

Horário: a partir das 8 horas pela manhã e às 14 horas no período da tarde.