Notícias

Após concluírem curso de Especialização em Operações de Divisas, policiais militares se apresentam no Comando Geral da PM

14/05/2019 - Lara Tavares/Governo do Tocantins

Os policiais militares da Polícia Militar do Tocantins, subtenente Sidival Tavares de Araújo e o 3º sargento Frederico Ribeiro dos Santos, se apresentaram na manhã desta terça-feira, 14, no Quartel do Comando Geral em Palmas, após concluírem o 7º Curso de Especialização em Operações de Divisas (COD), realizado pela Polícia Militar de Goiás. Eles foram recebidos pelo coronel Dosautomista Honorato de Melo, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (DEIP).

O curso que iniciou em março teve duração de nove semanas e formou cinquenta novos “Caçadores” na sede do Batalhão do Comando de Operações de Divisas, na cidade de Goiânia-GO, que estão aptos a atuarem na proteção das divisas dos seus estados, combatendo o tráfico de armas, drogas e crimes contra instituições financeiras. Além de policiais militares de Goiás, a instrução contou com militares do Tocantins, Distrito Federal e da Bahia.

Para o subtenente Sidival, é essencial a capacitação para estar sempre à vanguarda das ações de criminosos. Sendo que, as divisas são as principais vias de acesso de infratores para o transporte de armas e drogas. Com as técnicas do curso, os militares estão aptos a combater crimes do Novo Cangaço, que opera contra instituições financeiras.

A grade do curso incluiu as disciplinas de Ações Táticas em Ambiente Rural, Identificação Veicular, Tiro Policial, Noções de Choque, Doutrina e Abordagens de COD,combate ao Novo Cangaço, dentre outras, com carga horária de 588 h/a.

Os militares do Tocantins que concluíram o curso estão lotados no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), unidade especializada da Polícia Militar do Tocantins que atua no policiamento preventivo e repressivo nas divisas do estado do Tocantins.